Jardim de Infância

JARDIM DA INFÂNCIA - 5 e 6 anos 

Voltada para a criança de 5 e 6 anos, a revista Jardim da Infância a cada trimestre, por meio de belas ilustrações para pintar, cortar e colar, permite que a criança se familiarize com as figuras que compõe o universo da Bíblia Sagrada.


SUMÁRIO
A vida de Jesus 
1 - Deus promete um Salvador (01/01/2012)
2 - A promessa é cumprida (08/01/2012)
3 - Presentes para o menino Jesus (15/01/2012)

4 - o bebê jesus é levado ao templo (22/01/2012)
5 - Cuidado, o menino Jesus corre perigo (29/01/2012)
6 - O menino Jesus conversa com os professores (05/02/2012)
7 - Jesus é batizado (12/02/2012)
8 - Jesus chama seus primeiros ajudantes (19/02/2012)
9 - Jesus e a mulher samaritana (26/02/2012)
10 - Recebido como Rei (04/03/2012)
11 - Jesus lava os pés dos seus ajudantes (11/03/2012)
12 - Jesus prova o seu amor por nós (18/03/2012)
13 - Jesus voltou para o céu (25/03/2012)

As lições serão colocadas aqui em ordem crescente das lições (1...a 13) mova o cursor para baixo e procure a lição que precisa.
Já que estamos iniciando o ano e o preparamos um cartaz de boas vindas.




LIÇÃO 1
DEUS PROMETE O SALVADOR

Texto Bíblico:Lucas 1.26-38

DE PROFESSOR PARA PROFESSOR

Prezado (a), estamos iniciando mais um ano, e grande é a missão que nos foi confiada. Ensinar aos pequenos acerca de nosso Salvador Jesus.
Leia com atenção a passagem bíblica, reflita nela, siga as instruções de preparo.
É parte dos deveres semanais do professor.
Prepare bem a lição durante a semana, para isto use matérias necessárias para seu maior aproveitamento, ou seja, a Bíblia, livros, comentários, dicionários bíblicos e secular, etc.
Uma das etapas no preparo da lição, é a oração: por isso estude com oração e dedicação, pedindo a Deus que o (a) guie pelo seu Espírito. O trabalho do SENHOR merece nossa maior abnegação e esforço.
Aos domingos procure chegar pelo menos 10 minutos antes do inicio da EBD. Freqüente as reuniões de estudo para professores. Sabendo que certo domingo não vai estar presente avise com antecedência, para que o superintendente tenha tempo para substituí-lo (a).
O objetivo da EBD é o ensino da Palavra de Deus, não gaste, pois o seu tempo com coisas que não edificam.
Vá para diante da classe, senhor do assunto a ser estudado, ou seja, totalmente inteirado do assunto a ser ministrado, o êxito do professor depende de sua consagração e preparo.
Mostre interesse por cada aluno da classe, ore por eles. Visite-os, principalmente se estiverem enfermos ou faltando a EBD.
Dê um bem-vindo aos visitantes, convidando-os a se matricularem ou voltarem sempre.
Lembre-se que o primeiro dever do professor da Escola Dominical é agir e orar diante de Deus no sentido de que todos os seus alunos aceitem ao SENHOR JESUS COMO SALVADOR. Na classe sempre há pessoas não salvas, convide-as para aceitar o Senhor Jesus, como Salvador.
Ao desenvolver esse comentário, nossa intenção é dar-lhes alguns subsídios, junte-os ao da revista de mestre, ore pelos seus alunos individualmente, apresente-os ao SENHOR. Coloque-se diante de Deus, e deixe Ele te instruir – o demais você verá Ele agir, e verá seus pequenos serem salvos.
Grande é a alegria quando encontramos nossos alunos, sendo obreiro, professores de Escola Dominical, e olhando para eles nos lembrarmos dos seus rostinhos quando nós os ensinávamos. Por isso amado (a), não enfraqueçam as vossas mãos, porque a vossa obra tem recompensa.
“... E os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas, sempre e eternamente.”  (Dn. 12.3b)
Cumpra com alegria o ministério que o Senhor Deus te tem confiado.

Este é o primeiro trimestre do ano é importante que o professor utilize matérias diversificados para prender a atenção da criançada, você pode utilizar dinâmicas de volta as aulas, arrumar a sala com Bolas de encher e receber as crianças com amor, alegria e entusiasmo.
Não esqueça de preparar o material com antecedência, ,organize o plano de freqüência que vem na revista do aluno ou escolha modelos de chamadinhas disponíveis 

CARTAZ DE BOAS VINDAS

Imprimir em papel com 180 de gramatura - ou mais (bem grosso).
Papel na cor creme - fica muito bom!
Cobrir com contact.



OBJETIVO

Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a entender que a promessa do Salvador é para hoje, e para cada um individualmente.

A palavra é...
“PROMESSA”

Pergunte aos pequenos, “ o que é promessa?”- espere eles responderem.
Em seguida explique: sabe quando você pede algo para a mamãe e ela diz: “ Se você se comportar, depois eu te dou?” – pois bem , isso é uma promessa.
E vocês sabem quem prometeu dar um Salvador para todos nós? – Deus, isso mesmo, Deus prometeu que enviaria seu filho para nos salvar.
Desde que o pecado entrou no mundo através da desobediência de Adão e Eva, Deus prometeu que mandaria Seu Filho para ser o Salvador.
Vocês sabem o que é pecado – são as coisas que fazemos erradas. Por exemplo, quando desobedecemos a mamãe, quando mentimos, quando brigamos com nossos amiguinhos...
 ‘Muuuuuito tempo’* se passou desde a promessa feita por Deus, até o nascimento de Jesus. Todo esse tempo foi necessário para que Deus fosse preparando todos os detalhes para esse grande acontecimento.
Obs.*crianças nesta faixa etária não têm idéia de tempo ou distancia.

APRENDENDO A BÍBLIA

“Ele cumpriu as promessas que fez...”(Lc. 1.54 – NTHL)




Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. Siga as instruções da Revista Mestre, é uma boa e fácil sugestão que auxiliará a criança na memorização do versículo.

HISTORIA BÍBLICA

Prezado (a), a historia narrada de outra forma da que está na revista de Mestre, assim você terá um pouco mais de embasamento para contar a historia aos pequenos. Porem lembre-se -  não pode estender-se muito na historia, os pequenos se cansam facilmente.
A história começa com o rei Herodes (nomeado como rei da Judéia, porem, sob o reinado de César Augusto) Herodes vivia o medo que se originava da profecia do Velho Testamento sobre o Messias. Mergulhado na paranóia de perder seu reino.
Enquanto isso, em Nazaré, cidade oprimida pelos impostos devastadores do rei Herodes, uma jovem chamada Maria toma conhecimento de que seus pais decidiram casá-la com José, um homem mais velho que ela, porém, muito bom e temente a Deus.
Já desposada com Jose, Maria recebe a visita do anjo Gabriel, que lhe diz que ela fora escolhida por Deus para dar à luz  a Seu Filho e que deveria chamá-lo de Jesus, que Ele seria o Salvador de seu povo. Maria aceita a notícia, mas sente-se oprimida pelo peso dessas palavras, sem saber como informá-la a seus pais e a José.

O anjo também diz a Maria que Isabel, que era estéril, sua prima está já no sexto mês de gravidez.
Maria então empreende uma visita a prima, prometendo aos pais que estaria de volta para a colheita. Ao chegar lá Maria sente-se aliviada por perceber que é verdade o que Gabriel disse: Isabel está no meio de uma gravidez milagrosa, considerando-se sua idade avançada. Isabel encoraja Maria e partilha com ela sua alegria.
Após o nascimento de João Batista, após o qual Zacarias recupera a fala, Maria sente-se preparada emocionalmente para retornar a Nazaré.
A volta ao lar não é nada calorosa: todos observam seu corpo, revelando claramente sua gravidez. Maria é tratada com desdém pelos habitantes e enfrenta um duro confronto com José e com seus pais, que não acreditam nela: “Um anjo lhe disse isso? Que você daria à luz o Filho de Deus?”.
Na noite seguinte, José tem um sonho no qual recebe a visita do anjo Gabriel, que confirma a história de Maria. José diz a Maria que a apoiará, e que não importa o que os outros dizem: “Você é minha mulher. Eu sou seu marido e isso é tudo que eles precisam saber”.
Maria começa a se dar conta de que José, “é um bom homem, um homem forte”.  

Maria e Jose aguardaram o cumprimento da promessa de Deus a humanidade.


O Vamos Brincar  sugere que as crianças confeccionem uma história em quadrinhos baseada no tema promessa.




SUGESTAO: 

Como na historia de hoje baseada no texto de Lucas 1.26-38 iremos falar que o anjo apareceu a Maria para dizer que ela seria mãe de Jesus, podemos confeccionar um anjo de tubo de papelão com as crianças:
Material
1 - cartolina branca
2 - tubos de papelão (ou rolo de papel higiênico),
3 - cola branca
4 -tesoura
5 - algodão e canetas hidrográficas.

Encape o tubo de papelão com papel oficio; desenhe e recorte asas na cartolina; solicite que as crianças colem algodão nas asas e fixe-as no tubo; peca as crianças que desenhem um rostinho alegre no anjo.

Podemos fazer um anjo utilizando colher branca descartável como fizemos na nossa aula, e muito
Material
1 - colher branca descartável;
2 - papel branco recortado em forma de triangulo;
3 - barbante para fazer o cabelo do anjo;
4 - papel dobrado em forma de sanfona para fazer a asa;
5 - canetinha para fazer o rosto.

Peça as crianças para decorar o papel em forma de triangulo da forma que elas quiserem, com giz de cera, com purpurina...E você pode colar tudo com durex dupla face, fica mais fácil.

LIÇÃO 2
A PROMESSA É CUMPRIDA


 Texto Bíblico: Lucas 2.1-7

AO MESTRE

Prezado (a), que grande é o privilégio que temos de ser chamados para colaborar em um trabalho tão importante como esse. Sejamos gratos a Deus pela oportunidade que temos de dar nossa contribuição para o desenvolvimento de nossos pequenos.
Para melhor desempenho, é imprescindível, que conheçamos os pequenos, em suas capacidade e limitações, por essa razão estarei colocando aqui algumas características dessa faixa etária.
Berçário e Jardim da infância (de 1- 5 anos)
a) Características físicas:

Como eles são:

1 - crescimento rápido.
2 - músculos principais ainda em desenvolvimento.
3 - muitos ativos.
4 - cansam-se facilmente (o professor tem de ter jogo de cintura para alternar métodos)
5 - olhos e ouvidos cansam-se com facilidade.
6 - mais propensos a doenças.

O professor deve: providenciar material adequado, manter as ilustrações em tamanho grande, elaborar bastantes atividades ( com períodos quietos entre uma e outra), o ambiente deve ser bem iluminado e limpo, falar de forma clara.

b) Características mentais:

Como eles são:                                                                  
1 - indagadores.
2 - período de atenção limitado ( de 3 a 5 minutos – dependendo do temperamento).
3 - imaginação fértil.
4 - não têm idéia de tempo ou distancia.
5 - fazem o que vêem os outros fazerem.

O professor deve: responder todas as perguntas de maneira simples e verdadeira, usar recursos visuais simples, usara palavras que significa exatamente o que eles dizem (não usar simbolismos), use os termos “há muito tempo”/ “muito longe” etc., e ser um bom exemplo.

c) Características sociais

Como eles são

1 - gostam de estar com os outros. São capazes de brincar até com aqueles que não conhecem.
2 - são individualistas: dizem “não” com freqüência.
3 - estão aprendendo a se adaptar aos outros.
4 - concordam com o grupo.
5 - desejam a provação do grupo (tudo o que faz mostra para todos os outros).
6 - gostam de palavras e piadas tolas.

O professor deve: promover oportunidades sociais e atividades em grupo, encorajá-los a liderar,dar oportunidade de dar e receber, elogiá-los por fazerem  o que está certo, corrigi-los nas erradas.

d) Características Emocionais e Espirituais

Como eles são:

1 - suas emoções são intensas.
2 - são medrosos.
3 - são capazes de controlar o choro.
4 - mostram inveja.
5 - explodem com facilidade.
6 - acreditam no que lhes diz.
7 - pensam em Deus de modo pessoal.
8 - prontos a aprender espiritualmente.


O professor deve: controlar suas emoções, evitar usar o medo para repreendê-los, não mostrar favoritismo, levá-los a ter um contato pessoal com Deus, ensinar a orar, ser verdadeiro com eles,acentuar o amor de Deus e seu cuidado com eles, observar os que estão prontos para entender o Evangelho.
Que o Senhor Deus derrame sobre sua vida a unção do Espírito Santo, para que cada pequeno seja alcançado, salvo e se torne servos valorosos para o nosso Mestre.

OBJETIVO

Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a aprender como se deu o nascimento de Jesus, nosso Salvador.
A palavra é..
JESUS

Explique aos pequenos que o nome Jesus é a forma grega, que significa “O Senhor é a salvação”.
O próprio nome de Jesus ao ser mencionado,  já se fazia entender que Dele procede salvação  para toda humanidade.
Por isso, foi profetizado por um profeta chamado Isaias, que seu nome seria Emanuel que significa “Deus conosco”. A profecia dizia respeito a uma crianças que nasceria de forma singular. Quando Jesus nasceu, de fato, Deus “se fez carne e habitou entre nós” (Jo. 1.14)
Além da dica da revista de mestre de confeccionar a figura de uma lâmpada e escrever Jesus.
Estou desenhar uma nuvem com o nome Jesus.

APRENDENDO A BÍBLIA

“... Deus nos mandou um menino que será o nosso rei.”(Is. 9.6 – NTLH)

Como mencionamos na lição anterior, devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
Atividade sugerida para memorização do versículo.
HISTÓRIA BÍBLICA
Crianças, em toda a Bíblia, lemos os profetas de Deus, falando a respeito do nascimento dessa criancinha tão esperada, Aquele que seria chamado de filho de Deus:
Falaram que Ele nasceria de uma virgem;
Falaram que Ele seria descendente de Davi e que nasceria em Belém, cidade do rei Davi.
Falaram que seria chamado de filho de Deus e que salvaria a humanidade de seus pecados
E naqueles dias, o povo de Israel estava sendo governado pelos romanos, então o imperador Cesar Augusto decidiu contar quantas pessoas havia em Israel, para isso deu uma ordem que todos deviam ir para a cidade onde nascera para lá ser contado. E assim José e Maria, que moravam em Nazaré, começaram a arrumar as coisas para viajarem para Belém, cidade onde José havia nascido. Assim que tudo estava pronto, iniciaram a viagem.
José e Maria viajaram, um, dois, três, quatro dias. Naquele tempo não tinha carro, nem ônibus, então tudo o que tinham era um jumentinho, para que quando Maria de cansasse, viajasse sobre ele. Após muito cansaço, finalmente chegaram em Belém.
Mas a cidade estava cheia de gente. Eram muitas pessoas que tinham vindo escrever seu nome para o censo (explicar que censo é o conjunto de dados a respeito da população de um lugar (p.ex., número de habitantes, atividades econômicas, composição familiar, etc.).
Jose procurou por muito tempo, de um lado para outro da cidade um lugar para eles ficarem, mas todas as casas e hospedarias estavam ocupadas. José ficou muito preocupado, pois Maria estava já para ganhar o nenezinho tão esperado por toda humanidade.
Após muito andar, ofereceram a José a estrebaria (local onde se abrigam animais; estábulo). Ali não havia nem uma cama, mas havia muito capim macio. Jose então ajeitou um bom lugar e eles foram descansar.
Naquela noite nasceu a criancinha que deus havia prometido. José rapidamente teve uma idéia, fez da manjedoura (tabuleiro, ou, um tipo de bacia de madeira em que se deposita comida para vacas, cavalos etc. em estábulos) um berço, forrou a manjedoura com capim, Maria estendeu um cobertor e ali deitou o seu nenezinho, o Salvador prometido. Maria e Jose agradeceram a Deus por sua bondade para com todas as pessoas.
Naquele momento, uns pastores estavam no campo apascentando suas ovelhas (na época de verão, os pastores apascentavam o rebanho a noite devido às altas temperaturas durante o dia na Palestina), de repente uma luz bem forte brilhou no céu, e um anjo apareceu e lhes falou:
“Não tenham medo! Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo! Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês - o Messias, o Senhor! Esta será a prova: vocês encontrarão uma criancinha enrolada em panos e deitada numa manjedoura.”(Lc 2.10-12 – NTHL).
Os pastores estavam espantados, e naquele instante o céu ficou cheio de anjos, que alegres cantaram: “Glória a Deus nas alturas! Paz na terra! Boa vontade para com os homnes!
Assim que os anjos voltaram para o céu, os pastores, correram até a cidade, e encontraram o nenezinho envolto em pano e deitado na manjedoura como o anjo havia dito. Eles então se ajoelharam e adoraram a criancinha, e agradeceram a Deus pelo nascimento do Salvador.
E voltaram para o campo louvando a Deus, que sempre cumpri Suas promessas.

LIÇÃO 3
PRESENTES PARA O MENINO JESUS


Mateus 2:1-12


DE PROFESSOR PARA PROFESSOR
Prezado professor, as crianças nesta faixa etária, podem se tornar muito emotiva, desejando ser mais amada, ser sempre a primeira a ter tudo para ela. Não suporta perder, esperar pela sua vez, repartir com os outros. Tem que ter sempre razão, precisa sempre ganhar, e exige que lhe façam elogios. Contudo, ela solicita e aceita bem a orientação e a vigilância dos pais e professores, sempre perguntando como se faz as coisas que pretende, pois quer fazer tudo corretamente. É um excelente momento para trabalharmos conceitos como honestidade, verdade, fidelidade, altruísmo, empatia, retidão, dentre outros, que formarão e aperfeiçoarão o sei caráter (Texto extraído do livro, Amor e Disciplina para Criar Filhos Felizes). 

Neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que Jesus foi adorado como rei.

A palavra-chave deste domingo é “Presente”. No decorrer da aula diga: “Jesus recebeu presentes”.

Ensine os pequenos que devemos adorar Jesus como rei.

SAIBA MAIS 
Sabemos pouco sobre os “três magos” que foram ver o bebê Jesus. Na verdade o pouco que sabemos vem da lenda, não das Escrituras. A despeito do que você pode ter ouvido, não sabemos seus nomes. Ainda que digamos que eram três, a Bíblia nunca diz quantos eram somente que eles deram três presentes. Eles foram ver Jesus algum tempo depois de nascido. Eles avistaram uma estrela no Oriente, a seguiram, pois sabiam que ela anunciava o nascimento do Messias. Os presentes dos Magos eram ouro, incenso e mirra. A providência divina os mandou como socorro oportuno para José e Maria, em sua atual condição de pobreza. Assim nosso Pai celestial, que sabe de que necessitam seu filhos, usa alguns como mordomos para suprir a necessidade dos demais e dar-lhes o provimento desde os confins da terra.

OBJETIVO DA LIÇÃO

Compreender que Jesus deve ser adorado, pois Ele é Rei.

APRENDENDO A BÍBLIA

SUGESTÃO
Você vai precisar de cartolina branca, papel crepom amarelo, cola branca e palitos de churrasco.
Desenhe a estrela de Belém na cartolina e peça às crianças que façam bolinhas de papel crepom e enfeitem a estrela. Depois fixe um palito de churrasco no verso da estrela.

Atividades sugeridas:



 Presente para Jesus

Aprendemos que os sábios trouxeram presentes a Jesus depois que Ele nasceu. Eu quero que você pense o que você daria para Jesus. Pergunte às crianças qual presente dariam para Jesus e peça para escrever ou desenhar no coração, com seu nome, ao lado de seu desenho.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnologia do Blogger.